sábado, 13 de dezembro de 2014

Tuberculose


Tuberculose

Caça Maior. Área epidemiológica de risco para a tuberculose de animais de Caça Maior. "Guia de Boas Práticas Higio-sanitárias". Edital n.º 1-2011 da DGV. 'Mycobacterium bovis' ('M. bovis').

A tuberculose bovina (TB) é uma doença causada por uma bactéria designada pelo nome deMycobacterium bovis (M. bovis). É uma doença contagiosa que pode afetar praticamente todos os mamíferos, entre os quais se contam os cervídeos, gatos, cães e o próprio homem.

A doença é de progressão lenta, pois um animal infetado pode transmitir a doença a muitos outros animais (domésticos ou selvagens) antes que a sua morte aconteça e, até mesmo, antes que os primeiros sintomas se manifestem.

A erradicação da doença ainda não foi possível, porque há uma pequena percentagem de animais infectados que não são identificados como positivos, daí se tornar muito difícil a erradicação da doença quando o número de animais infectados é uma pequena porção da população bovina.

Até ao momento, o plano de controlo da doença só prevê medidas de controlo da doença nos bovinos, mas tentar controlar a doença tentando tapar apenas uma das origem é igual a não controlar, daí se revelar necessário controlar os animais de Caça Maior, por serem vistos como potenciais reservatórios da doença. Por esse motivo, a então Direcção-Geral de Veterinária (DGV), após ter confirmado a existência da tuberculose em animais de Caça Maior, elaborou o Guia de Boas Práticas Higio-Sanitárias - Caça Maior, documento cuja leitura se aconselha, dado conter as medidas necessárias à identificação, prevenção e erradicação da doença nas espécies de Caça Maior.

A DGV identificou uma área epidemiológica de risco para a tuberculose de animais de Caça Maior, tendo elaborado o mapa onde estão identificados os Concelhos onde comprovou a existência do agente causal da tuberculose bovina.


0 comentários:

Enviar um comentário