sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Quem quer comprar um veado?

Câmara da Nazaré volta a pôr à venda oito dos 15 veados que habitam num pinhal do concelho.

A Câmara da Nazaré vai vender em hasta pública oito dos 15 veados que habitam no cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré, perto da Praia do Norte, no Sítio. Cada animal tem um preço mínimo de 150 euros, mais 50 euros pela captura, que inclui o custo do sedativo e dos meios humanos e técnicos necessários.

Os animais, sete machos e uma fêmea, vão ser vendidos "por o seu número ser demasiado elevado para o habitat onde estão inseridos", diz a autarquia em comunicado. A espécie (Cervus elaphus), que pode viver até aos 20 anos de idade, reproduz-se rapidamente, atingindo a maturidade sexual aos 16 meses. Facilmente a população atinge o número que ultrapassa o permitido para aquele local – por lei, o pinhal pode ter apenas uma dezena de veados.
É a quarta vez que a autarquia tenta alienar estes animais, um procedimento pouco habitual em Portugal.

Da primeira vez, no início de 2011, a câmara tentou vender um lote de 15 veados pelo valor mínimo de 3750 euros, mas não teve compradores. Na segunda tentativa, conseguiu vender 11 em leilão, em lotes separados, e arrecadou 3050 euros. Dois lotes foram arrematados pelo proprietário de uma quinta em Ourém, num valor total de dois mil euros. O terceiro lote foi para uma unidade hoteleira em Portel, no Alentejo.

Em 2012, a autarquia voltar à carga para vender sete veados, num processo que se prolongou durante um ano.
Agora, os interessados devem remeter à Câmara da Nazaré uma proposta num envelope fechado, incluindo o obrigatório alvará de autorização de reprodução, criação ou detenção de espécies cinegéticas em cativeiro. As propostas podem ser apresentadas até dez dias após a publicação do edital, que deve acontecer ainda esta sexta-feira, com as normas do procedimento.

O repovoamento do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré com animais de médio porte, nomeadamente veados e gamos, nasceu de um projecto desenvolvido pela câmara e pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré. Segundo a autarquia, a opção pelos veados é uma evocação à lenda do milagre de D. Fuas Roupinho, segundo a qual o alcaide avistou um veado quando caçava e começou a persegui-lo até que o animal se dirigiu para uma falésia na Nazaré, onde, de súbito, surgiu um denso nevoeiro.

Quando o cavaleiro se deu conta, estava no topo da falésia, em perigo de morte, mas reconheceu estar ao lado da gruta onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora. Ao rogar "Senhora, valei-me", o cavalo fincou as patas no bico rochoso suspenso sobre o vazio e D. Fuas salvou-se, enquanto o veado se precipitou para o oceano. O alcaide mandou construir no local uma capela.

O projecto municipal tem como objectivo "criar um espaço natural protegido, orientado para a área da educação e sensibilização ambiental"

0 comentários:

Enviar um comentário